A rainha Elizabeth 2° fez uma rara prestação de contas da realeza britânica através de um relatório publicado nesta semana, que apontou um rombo de 10,8 milhões de libras (equivalente a quase 75 milhões de reais em cotação atual) devido à pandemia do novo coronavírus.
O documento foi publicado no Twitter oficial da família real britânica, e trouxe alguns dados que até então eram desconhecidos do público. Em um determinado trecho, o texto diz: "A receita que complementa o Subsídio Soberano caiu 53% para £ 9,4 milhões (cerca de 65 milhões de reais) de £ 20,2 milhões (cerca de 140 milhões de reais) no período 2019-20, refletindo amplamente o impacto da covid-19 na capacidade do Royal Collection Trust de abrir os palácios reais para visitantes".
Dessa forma, a realeza britânica expõe a dificuldade financeira e culpa a pandemia pela falta de visitantes pagantes em locais que pertencem à Coroa. O documento ainda frisou que "as mudanças e desafios sem precedentes impostos pela pandemia da covid-19 levaram ao desenvolvimento de maneiras novas e inovadoras para a rainha, com o apoio de membros da família real, de liderar a nação. Quase 1.470 compromissos oficiais foram realizados em todo o Reino Unido e no exterior".
O guardião do Tesouro Privado da rainha, Sir Michael Stevens, fez uma anotação ao fim do relatório: "A maior parte do ano foi afetada pelas precauções necessárias à medida que o impacto da covid-19 se instalou. Os planos tiveram que mudar e o programa de Sua Majestade, apoiado pela família dela, teve que reagir. A família real abraçou a nova tecnologia com um encontro virtual com The Princess Royal e Carers Trust, sendo o primeiro compromisso virtual realizado por Sua Majestade".
"O impacto dramático da covid-19 continua a ser sentido em nossa capacidade de gerar receita para apoiar nossas despesas, mas continuaremos a gerenciar quaisquer impactos por meio de nossos próprios esforços e eficiências", complementou.
Fonte: Uol